quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Emissoras cariocas podem começar a transmitir em três meses

Hélio Costa assinou nesta terça, 29, com seis emissoras de TV a consignação dos canais digitais para TV digital no Rio de Janeiro.Segundo o ministro das Comunicações, as transmissões devem começar dentro de três meses, dependendo da dinâmica dos radiodifusores locais, com set-top boxes bem mais baratos no mercado. "Tenho certeza que teremos conversores por R$ 200, já com interatividade", garantiu. Em conversa com jornalistas, Costa disse que em São Paulo foram vendidos 700 mil conversores de TV digital e 12 mil televisores com recepção digital embutida. "Eu ainda fiz campanha para que não comprassem transmissores pelo preço que estavam nas lojas, mas venderam tudo o que foi colocado no mercado", afirmou o ministro.
O ministro começou seu discurso que voltou de breves férias nos Estados Unidos, onde viu nas lojas de eletrônicos que "todas as câmeras modernas anunciavam utilizar a compressão H.264", a compressão usada na TV digital brasileira. "Assustando gente que dizia que nunca conseguiríamos usar esta compressão por falta de escala".

Na defensiva

Ao defender o Sistema Brasileiro de TV Digital, o ministro abordou ainda as vantagens da transmissão para dispositivos móveis e a robustez das transmissões. Segundo ele, no Japão, o pico da audiência é nos horários em que as pessoas vão ou voltam do trabalho. "Já existem quatro milhões de aparelhos receptores no país. Na Europa, é preciso pagar US$ 1,2 pelo minuto de TV", disse.
Hélio Costa disse ainda que conseguiu "ver TV em seu celular dentro do avião, comas turbinas funcionando. Um dos padrões testados no Brasil não funcionava nem com um liquidificador ligado".
Em relação ao Ginga, o middleware do SBTVD, o ministro disse que "resolve problemas de saúde, segurança pública, educação e cultura", por isso estaria sendo negociado na Europa.

Fonte: Tela Viva

Nenhum comentário: