segunda-feira, 7 de abril de 2008

TV Digital será tema de palestras diárias no fisl

A nona edição do Fórum Internacional Software Livre - fisl9.0, terá um espaço dedicado à TV Digital: a Hora Ginga, com palestras diárias sobre o tema. Especialistas, desenvolvedores e pesquisadores do Ginga - o middleware do Sistema Brasileiro de TV Digital, vão ensinar aos participantes como programar para interatividade na TV Digital, em diferentes níveis de interesse e conhecimento do público.

Na palestra "Introdução a TV Digital Interativa", no dia 17 de abril, Marcelo Ferreira Moreno, coordenador Técnico do Laboratório TeleMídia da PUC-Rio, onde foram desenvolvidas as pesquisas sobre o Ginga, irá falar sobre como é estruturado um sistema de TV Digital e seus padrões de transmissão e codificação de áudio, vídeo e dados envolvidos. Como o objetivo da palestra é oferecer uma introdução ao tema, também serão apresentados os fatores que levaram à escolha de alguns padrões para compor o Sistema Brasileiro de TV Digital.

No dia 18, Moreno dará continuidade à Hora Ginga, com a palestra "Arquitetura do Middleware Ginga". Na ocasião, irá abordar os requisitos para plataformas de middleware para TV Digital e apresentar a arquitetura interna do Ginga. Além disso, irá mostrar como o Ginga, desde sua concepção pela PUC-Rio e UFPB (Universidade Federal da Paraíba), em consideração à necessidade de inclusão social/digital e compartilhamento do conhecimento de forma livre.

No dia 19, na palestra "Ferramentas para desenvolvimento e testes de aplicações Ginga-NCL", Romualdo Monteiro de Resende Costa, pesquisador do Laboratório TeleMídia da PUC-Rio, vai falar sobre as ferramentas de desenvolvimento e testes disponíveis sobre o Ginga.

O fisl9.0 será realizado nos dias 17, 18 e 19 de abril, no Centro de Eventos PUC-RS, em Porto Alegre (RS). Mais informações no site www.fisl.org.br.

Fonte: Jornal Correio da Ilha (04/04/2008)

Nenhum comentário: