domingo, 25 de maio de 2008

O que é OpenGinga?

O Ginga-J está saindo do forno pegando fogo, sem dúvida essa é uma boa notícia para nós que estavamos esperando alguma notícia sobre o Ginga-J!!!!



O que é OpenGinga ?


OpenGinga é uma plataforma que permite executar aplicações Ginga num computador pessoal e inclui o sistema operacional, uma implementação de referência do middleware e aplicações exemplo. Atualmente, a versão disponível no site possui apenas suporte a execução de aplicações Java. Em breve estará disponível uma versão que integra o ambiente procedural (Ginga-J) e declarativo (Ginga-NCL).

Quem está por trás do OpenGinga ?


OpenGinga é um projeto gerenciado pela UFPB (Universidade Federal da Paraíba) e PUC-Rio (Pontífica Universidade Católica do Rio de Janeiro) no Brasil.

Arquitetura


A figura abaixo descreve a arquitetura planejada para o OpenGinga



Bibliotecas


libdirectfb-1.0-0 - é uma biblioteca gráfica que foi projetada tendo como alvo sistemas embarcados. Ela oferece aceleração do hardware gráfico utilizando o mínimo de recursos possíveis.

libdirectfb-dev - Contém os arquivos necessários para compilar e “linkar” programas que utilizam DirectFB.

libdirectfb-extra – provê pacotes extras ao DirectFB. Este pacote contém os seguintes provedores adicionais: imagem PNG, imagem JPEG, fonte FreeType, sistema X11.

liblua5.1-dev - contém a implementação de Lua.

libxine-dev - é uma biblioteca que contém os arquivos de desenvolvimento (cabeçalhos, documentação) para desenvolvedores da biblioteca do player Xine. Suporta vídeo no formato MPEG-1 /2 e alguns tipos de AVI. Suporta fluxos recebidos pela interface de rede, legendas e até mesmo arquivos no formato MP3 ou OGG. Ela é extensível através de plugins para conteúdos de áudio e vídeo, entrada de mídias, demuxers, etc.

libxine1 - é uma biblioteca de mídia do Xine

libjpeg62-dev - é uma biblioteca de desenvolvimento para tratamento de arquivos JPEG.

libfreetype6-dev - é um pacote de desenvolvimento de tipografia digital, especialmente, para sistemas embarcados..

libwxgtk2.6-dev – é uma biblioteca de classes em C++ que provê componentes GUI e outras funcionalidades em diversas plataformas. Este pacote é necessário para a compilação de programas WxWidgets.

libxvidcore4-dev – é uma biblioteca de desenvolvimento de codecs ISO MPEG4.

libx264-dev - este pacote contém a biblioteca static e cabeçalhos usado para construir programas que usam a libx264.A libx264 é uma biblioteca avançada para a tratamento de fluxos de vídeo com codificação H.264 (MPEG-4 AVC).

libtiff4-dev – é uma biblioteca desenvolvimento que prover suporte para Tag Image File Format (TIFF), um formato amplamente usando para armazenamento de imagens. Este pacote inclui arquivos de desenvolvimento, biblioteca estática e arquivos de cabeçalho.

libxerces27-dev – é uma biblioteca de validação XML parser escrita em C++. libopenthreads-dev – é uma biblioteca de desenvolvimento que provê um mínimo e completo OO thread interface para programadores C++.


Ambiente de execução


O ambiente de execução do OpenGinga utiliza a implementação Advanced do projeto phoneME (http://phoneme.dev.java.net) que contém: CDC 1.1.1, Foundation Profile 1.1, Personal Basis Profile 1.1, Personal Profile 1.1 e um gerenciador simples de Xlets. Este ambiente foi integrado ao DirectFB para possibilitar a execução de aplicações Java sem a necessidade de um servidor X.

Kernel Linux


OpenGinga utiliza o Linux 2.6 como provedor de serviços de software básico como segurança, gerenciamento de memória, gerenciamento de processos, protocolos de rede e modelo de drivers.

Site: http://www.openginga.org/

2 comentários:

Anônimo disse...

Não achei um link para fazer o download, ou ainda não foi disponibilizado?

Watson Odilon disse...

Acredito que ainda não esteja disponivel para downloads..., mais você pode ir acompanhando a disponibilização pelo endereço http://www.openginga.org/download.html