segunda-feira, 17 de março de 2008

Alunos da rede municipal de São Paulo são os primeiros a testar interatividade da TV Digital

São Paulo - Os alunos da rede municipal de ensino público do interior de São Paulo foram os primeiros a testar as possibilidades que oferece a TV Digital com interatividade via Wi-Max.

As aulas foram ministradas com exibição de programas pedagógicos audiovisuais, como filmes, documentários e material multimídia. Parte desse conteúdo é feito pelos próprios professores e alunos, e a outra parte vem do acervo do Ministério das Comunicações, explica Juliano Castilho Dall'Antonia, diretor de inclusão e TV Digital do CPQD (Centro de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações).

O aparelho serve de apoio e complemento para reforçar as lições que foram mostradas durante a aula na Escola Municipal Janilde Flores Gaby do Vale (localizada em Hortolândia, interior de São Paulo). "Esta experiência mostra que a TV Digital não transmite somente o sinal, mas permite também a interatividade. A proposta do governo, desde o início das discussões, era incluir obrigatoriamente a educação no projeto da TV Digital”, destaca Hélio Costa.

O projeto de interatividade na TV Digital com foco em educação é financiado pelo Ministério das Comunicações e foi batizado de Sapsa (Serviço de Apoio ao Professor em Sala de Aula). Os recursos vêm do Funtell (Fundo para o Desenvolvimetno Tecnológico das Telecomunicações). A responsabilidade pelo desenvolvimento é do CPqD.

Fonte: WNews (14/03/2008)

Nenhum comentário: