quinta-feira, 6 de março de 2008

Sun e Fórum SBTVD anunciam parceria

O Fórum do Sistema Brasileiro de TV Digital Terrestre (Fórum SBTVD), entidade criada para auxiliar na implementação da TV digital no Brasil, e a Sun Microsystems assinaram um memorando de entendimento unindo esforços no desenvolvimento de plataforma de conteúdo de código aberto, baseada em tecnologia Java para uso no desenvolvimento de aplicativos interativos para televisão digital. Com isso, os fabricantes de equipamentos e os rádiodifusores estarão livres de custos na difusão de conteúdo interativo.

O acordo permitirá que empresas globais utilizem a tecnologia Java para criar e implementar ferramentas de interface e serviços para TV interativa aos brasileiros que adotarem HDTV e dispositivos móveis para o ISDB-T, padrão brasileiro de TV digital. A tecnologia Java é um componente-chave da nova solução de código aberto e ajudará a viabilizar serviços interativos. A especificação será baseada na mesma plataforma Java já utilizada como base para outros padrões de TV digital.

A solução interativa será compatível com a atual oferta de middleware do sistema brasileiro de TV digital, conhecido como GINGA, e fornecerá uma alternativa de baixo custo para a tecnologia que está disponível atualmente. GINGA será uma marca registrada mundialmente pelo SBTVD.

Fonte: assessoria de imprensa, Sun

Nenhum comentário: