sexta-feira, 28 de novembro de 2008

TV Digital em Salvador - 1º de Dezembro

Está marcada para o dia 1° de dezembro a transmissão inaugural, pela afiliada da Rede Globo no Estado, a TV Bahia. Neste dia, o ministro das Comunicações, Hélio Costa, estará em Salvador para a cerimônia de assinatura dos termos de consignação dos canais do Sistema Brasileiro de Televisão Digital com as emissoras da capital. As outras emissoras também assinarão a consignação, mas ainda não têm data exata para a primeira transmissão. Fizeram o pedido de canal digital a Bandeirantes, Aratu, Itapoan e o Instituto de Radiodifusão Educativa da Bahia (Irdeb).

Com a ação, Salvador passa a ser a oitava cidade no Brasil a contar com o sistema, que é con-siderado o terceiro grande passo da televisão no País, depois da implantação da TV e da mudança do padrão preto e branco para o colorido. Além da capital baiana, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Goiania, Curitiba, Porto Alegre e Florianópolis já contam com a tecnologia.

Ninguém questiona que a chegada da TV digital representa um salto de qualidade. E livre, grátis e aberta. É verdade que, em princípio, requer um investimento em tecnologia, mas pelo serviço em si — canais e suas programações — não se paga nada. Mas, trocando em miúdos, o que é a TV digital e o que ela traz de benefícios?

INOVAÇÃO — A TV digital é uma nova forma de transmissão de sinais de televisão, que vem para substituir o sistema analógico (em vigor atualmente) até 2016, previsão do Ministério das Comunicações para que a cobertura digital chegue aos quatro can-tos do País. Em um primeiro mo-mento, a principal vantagem é o ganho em qualidade de imagem e som em qualquer televisor, bastando para tal a compra de um conversor e a instalação de uma antena UHE. A imagem não apresentará chuviscos, fantasmas, interferências. O som será sempre límpido. Em suma: som de CD, imagem de DVD no televisor da sua casa. "Não vai ter aquela história de o canal pegar mais ou menos: ou pega muito bem, ou não pega", resume Ubaldo Rivera, diretor técnico e de operações da Band Bahia.

"Ah, você dirá, mas minha TV é meio velhinha, não é LCD, nem plasma. Não acho que vá pegar". Sem problemas: o sinal digital funciona em qualquer televisor. Precisa, somente, dos requisitos básicos: o conversor e antena UHF. E não há ciência em instalar o conversor na TV.

A TV digital vai além: passa a oferecer também o sinal em alta definição. A qualidade é maior ainda, tanto no som, quanto na imagem. É como no cinema. Os sinais analógicos são gerados para uma tela 4:3, quase quadrada, enquanto o sinal digital é transmitido para o formato 16:9, retangular ou widescreen, como uma tela de cinema. O som também é de qualidade superior: surround, transmitido em até cinco canais, ao contrário da dupla mono e estéreo do sinal analógico. Mas é preciso estar atento: o conversor e a televisão têm que estar aptos a receber o sinal em alta definição. No caso do conversor, basta observar se ele preenche o requisito e esta informação não é difícil de obter. No caso das TVs, é preciso que ela seja Full HD (Full High Definition). Somente com a combinação destes dois itens, a alta definição será possível. Apesar de não terem, por enquanto, produções próprias e, alta definição, as emissoras baianas vão retransmitir programas em HD da rede nacional.

Fonte: A Tarde Online

2 comentários:

Priscila B. dos Santos disse...

Qual o proximo canal de TV com imagem digital? Alem da Tv Bahia.

Watson Odilon disse...

Oi Priscila, procurei sobre os canais que estão operando TV Digital na Bahia e só encontrei a TV Bahia que é afiliada da globo.